quarta-feira, 27 de julho de 2011

ATIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS EM HEMOFILIA


ATIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS EM HEMOFILIA

A atividade física e desportiva no paciente com hemofilia é de suma importância, promovendo não só benefícios físicos e músculo-esqueléticos, como também psicossocial. O desenvolvimento de uma boa musculatura ajuda a proteger as articulações das manifestações hemorrágicas. Deve-se incentivar a prática de atividades físicas e desportivas na infância, considerando-se as aptidões individuais, desejo e os riscos destas atividades. As informações transmitidas aos pacientes e seus cuidadores devem ser precisas e esclarecedoras. A educação física escolar deve ser incentivada para que a criança se sinta inserida no grupo. Entretanto, deve-se tomar cuidados para que exercícios que possam gerar sangramentos não sejam executados. Assim, deve-se evitar exercícios com corridas e saltos, e demais atividades que provocam impactos articulares.

A educação física tem os seguintes objetivos:

- Manter uma postura correta;
- Desenvolver o sentido do equilíbrio;
- Melhorar a capacidade de reação;
- Melhorar a flexibilidade e força muscular;
- Melhorar a capacidade respiratória;
- Aumentar a integração social;
- Melhorar a auto-estima.

Antes de iniciar qualquer atividade física deve-se propor um período de aquecimento e alongamento suave de articulações e músculos. Este período tem por objetivo promover mudanças metabólicas para preparar o corpo para a atividade física e com isso diminuir o risco de lesões musculoesqueléticas. Muitas são as listas publicadas de esportes permitidos aos pacientes com hemofilia, com seus diversos graus de riscos, mas a indicação do esporte adequado depende em muito da condição músculo-esquelética do paciente e de seu interesse por uma atividade desportiva proposta.

 Esportes recomendados para pacientes com hemofilia (segundo
recomendação da Federação Mundial de Hemofilia):
Natação
Golfe
Tênis de mesa (ping-pong)
Pesca
Ciclismo
Dança
Frescobol
Musculação
Tênis

Esportes com alto risco de lesão:
Corridas com barreira
Karatê
Basquete
Judô
Beisebol
Voleibol
Saltos (em altura, em distância ou triplo)
Pólo aquático
Boxe
Motociclismo
Luta livre
Futebol

Natação
É a atividade física mais recomendável para o paciente com hemofilia. Ela exercita todo o conjunto muscular auxiliada pelo sistema anti-gravitacional. Tem também ótimo efeito sobre o sistema cardiorrespiratório. Recomenda-se um aquecimento prévio sem corridas ou saltos. Entrar e sair da piscina sempre utilizando as escadas a fim evitar choques com outros companheiros e evitar lesões de cotovelos e punhos quando impulsionam para sair da piscina. Evitar também as viradas olímpicas, prevenindo assim hemartroses de joelhos e tornozelos pelo impacto.

Futebol
É o esporte mais popular entre os meninos de todo o mundo. EVITÁ-LO é sempre muito difícil. Deve ter sua prática desestimulada pela família. Deve-se usar equipamentos adequados quando não se consegue impedir sua prática, bem como uma preparação muscular prévia.

Musculação
Está altamente recomendada no paciente com hemofilia, iniciando-se na adolescência, com o objetivo de melhorar a força muscular e estabilizar melhor as articulações. Deve-se iniciar sempre com carga mínima e pouca repetição de exercícios. Cuidados posturais nos aparelhos devem ser tomados. Deve-se prestar esclarecimento ao professor orientador dos exercícios e NÃO estimular a competição por aumento de cargas com outros praticantes.

AUTORES
Mônica Hermida Cerqueira Fernandes de Oliveira
Silvio Marcos de Oliveira
Marília Sande Renni
Sylvia Thomas
Luciano Pacheco

REVISÃO
Suely Meireles Rezende
Marcelo Thá Accioly Veiga
Sandra Vallin Antunes
Denys Eiti Fujimoto

Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados
Departamento de Atenção Especializada
Secretaria de Atenção a Saude
Ministério da Saúde
2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário